Mostrar Categorias

VocĂȘ sabe o que Ă© Falsete? Eu te explico!

Marianna Soter
Marianna Soter

"Cantar no Falsete faz mal?", "Falsete e Voz de Cabeça sĂŁo a mesma coisa?", "Mulheres tĂȘm Falsete?"

Sempre existiram muitas polĂȘmicas sobre o assunto. Mas afinal: O que Ă© o tal do Falsete?

Neste artigo, eu vou desmistificar essas e outras questÔes.

Cantora fazendo um falsete.

Como Funcionam as “Pregas Vocais”?

As pregas vocais (tambĂ©m chamadas de cordas vocais) sĂŁo duas dobras de mĂșsculo e mucosa que vibram quando o ar passa por elas, resultando no som que emitimos.

VocĂȘ jĂĄ sabe que podemos produzir uma gama de sons diferentes, nĂŁo Ă© mesmo? Mais agudos, mais graves, mais densos, mais tĂȘnues
 Esses sons variam de acordo com a movimentação dessas pregas, que podem alongar-se ou ficar mais encurtadas e relaxadas.

O princĂ­pio fĂ­sico Ă© o mesmo de uma corda de violĂŁo, por exemplo: se estĂĄ mais tensionada, esticada, produzirĂĄ um som mais agudo. Se estiver menos tensionada, mais relaxada, produzirĂĄ um som mais grave.

Registros Vocais

Agora que vocĂȘ jĂĄ tem uma ideia de como produzimos o som, vamos dar mais um passo para compreendermos com clareza o que Ă© o Falsete, entendendo o que sĂŁo os Registros Vocais.

A maneira como as pregas vocais estão vibrando não influencia somente na altura da emissão (se o som que estå sendo produzido estå mais agudo ou mais grave), mas também em seu timbre e caråter.

Em outras palavras, quando a prega estĂĄ mais alongada, essa musculatura fica com menos massa, mais fina, produzindo um som de caracterĂ­stica mais leve e tĂȘnue. JĂĄ quando estĂĄ mais encurtada, acumula tecido e fica com mais massa, produzindo um som mais denso e de maior presença.

Chamamos de “Registros Vocais” as diferentes qualidades sonoras produzidas por determinados ajustes musculares das pregas vocais. Bons exemplos disso sĂŁo a famosa “voz de peito” (registro denso), assim como a “voz de cabeça” (registro tĂȘnue), o mix voice e a voz basal.

Quer aprender mais sobre o que sĂŁo os registros vocais e como acessĂĄ-los? DĂȘ uma conferida nos cursos de canto da MusicDot.

O Falsete Ă© considerado um registro vocal, ou seja: para ser produzido, precisa que as pregas vocais estejam operando com um ajuste especĂ­fico. Mas que ajuste Ă© esse?

Falsete x Voz de Cabeça

Chamamos de “Voz de Cabeça” (registro tĂȘnue) o registro em que as pregas vocais estĂŁo operando bem alongadas, com menos massa, vibrando mais rapidamente e, por consequĂȘncia, gerando um som mais leve e tĂȘnue.

Sabe quando damos aquele gritinho de animação, “Uh-huh!”, ou quando queremos chamar a atenção de alguĂ©m com uma certa ironia, algo como “Iu-huuu, tĂŽ aqui”? Nestes casos, estamos usando o famoso registro tĂȘnue.

Na emissĂŁo da “Voz de Cabeça”, as pregas vocais tĂȘm um certo nĂ­vel de fechamento durante a vibração, que Ă© o que faz com o que o som permaneça brilhante e conectado.

JĂĄ o Falsete, tambĂ©m opera de forma parecida, com as pregas bem alongadas. A diferença Ă© que, devido ao maior estiramento, o fechamento delas Ă© bem menor durante a vibração, gerando um som bem mais soproso e com menor flexibilidade que o do registro anterior. Por isso, muitas pessoas tĂȘm a impressĂŁo de que o som de Falsete Ă© “errado”, pois ele Ă© mais fĂĄcil de ser acessado, tem menor potĂȘncia, flexibilidade e brilho que os outros registros chamados de “modais” (peito, mix e cabeça).

Eu fiz um vĂ­deo dando exemplos da diferença entre esses sons e explicando o assunto com mais profundidade, dĂȘ uma olhada aqui

Mulheres tĂȘm Falsete?

A resposta Ă© sim! O que ocorre Ă© que, geralmente, as mulheres tĂȘm mais habilidade e maior extensĂŁo dentro do registro tĂȘnue (voz de cabeça) e, por consequĂȘncia desse desenvolvimento muscular, acessam melhor os falsetes de maneira mais brilhante e flexĂ­vel.

Na voz dos homens, a passagem do registro modal (peito, cabeça e mix) para o falsete fica muito mais clara, e essa região de passagem é maior do que nas vozes femininas. Para eles, é comum usar esse recurso para alcançar notas mais agudas, por isso encontramos esse registro tão presente nos repertórios masculinos.

Usar o Falsete faz mal?

NĂŁo faz mal e, inclusive, Ă© bem recomendĂĄvel praticĂĄ-lo caso vocĂȘ tenha a intenção de desenvolver esse registro. Com a prĂĄtica feita de maneira segura e planejada, Ă© possĂ­vel deixar seu falsete mais conectado, brilhante e flexĂ­vel!

Existem vĂĄrias mĂșsicas famosas que foram gravadas com a utilização desse registro, que foi explorado por grandes nomes da mĂșsica mundial, como Michael Jackson, Prince, Billie Eilish, BeyoncĂ©, Freddie Mercury, Adam Levine, Bruno Mars, entre outros.

E aĂ­, se inspirou? EntĂŁo acesse os Cursos de Canto da MusicDot e bora treinar!