"Cantar no Falsete faz mal?", "Falsete e Voz de Cabeça sĂŁo a mesma coisa?", "Mulheres tĂȘm Falsete?"
Sempre existiram muitas polĂȘmicas sobre o assunto. Mas afinal: O que Ă© o tal do Falsete?
Neste artigo, eu vou desmistificar essas e outras questÔes.
As pregas vocais (tambĂ©m chamadas de cordas vocais) sĂŁo duas dobras de mĂșsculo e mucosa que vibram quando o ar passa por elas, resultando no som que emitimos.
VocĂȘ jĂĄ sabe que podemos produzir uma gama de sons diferentes, nĂŁo Ă© mesmo? Mais agudos, mais graves, mais densos, mais tĂȘnues⊠Esses sons variam de acordo com a movimentação dessas pregas, que podem alongar-se ou ficar mais encurtadas e relaxadas.
O princĂpio fĂsico Ă© o mesmo de uma corda de violĂŁo, por exemplo: se estĂĄ mais tensionada, esticada, produzirĂĄ um som mais agudo. Se estiver menos tensionada, mais relaxada, produzirĂĄ um som mais grave.
Agora que vocĂȘ jĂĄ tem uma ideia de como produzimos o som, vamos dar mais um passo para compreendermos com clareza o que Ă© o Falsete, entendendo o que sĂŁo os Registros Vocais.
A maneira como as pregas vocais estão vibrando não influencia somente na altura da emissão (se o som que estå sendo produzido estå mais agudo ou mais grave), mas também em seu timbre e caråter.
Em outras palavras, quando a prega estĂĄ mais alongada, essa musculatura fica com menos massa, mais fina, produzindo um som de caracterĂstica mais leve e tĂȘnue. JĂĄ quando estĂĄ mais encurtada, acumula tecido e fica com mais massa, produzindo um som mais denso e de maior presença.
Chamamos de âRegistros Vocaisâ as diferentes qualidades sonoras produzidas por determinados ajustes musculares das pregas vocais. Bons exemplos disso sĂŁo a famosa âvoz de peitoâ (registro denso), assim como a âvoz de cabeçaâ (registro tĂȘnue), o mix voice e a voz basal.
Quer aprender mais sobre o que sĂŁo os registros vocais e como acessĂĄ-los? DĂȘ uma conferida nos cursos de canto da MusicDot.
O Falsete Ă© considerado um registro vocal, ou seja: para ser produzido, precisa que as pregas vocais estejam operando com um ajuste especĂfico. Mas que ajuste Ă© esse?
Chamamos de âVoz de Cabeçaâ (registro tĂȘnue) o registro em que as pregas vocais estĂŁo operando bem alongadas, com menos massa, vibrando mais rapidamente e, por consequĂȘncia, gerando um som mais leve e tĂȘnue.
Sabe quando damos aquele gritinho de animação, âUh-huh!â, ou quando queremos chamar a atenção de alguĂ©m com uma certa ironia, algo como âIu-huuu, tĂŽ aquiâ? Nestes casos, estamos usando o famoso registro tĂȘnue.
Na emissĂŁo da âVoz de Cabeçaâ, as pregas vocais tĂȘm um certo nĂvel de fechamento durante a vibração, que Ă© o que faz com o que o som permaneça brilhante e conectado.
JĂĄ o Falsete, tambĂ©m opera de forma parecida, com as pregas bem alongadas. A diferença Ă© que, devido ao maior estiramento, o fechamento delas Ă© bem menor durante a vibração, gerando um som bem mais soproso e com menor flexibilidade que o do registro anterior. Por isso, muitas pessoas tĂȘm a impressĂŁo de que o som de Falsete Ă© âerradoâ, pois ele Ă© mais fĂĄcil de ser acessado, tem menor potĂȘncia, flexibilidade e brilho que os outros registros chamados de âmodaisâ (peito, mix e cabeça).
Eu fiz um vĂdeo dando exemplos da diferença entre esses sons e explicando o assunto com mais profundidade, dĂȘ uma olhada aqui
A resposta Ă© sim! O que ocorre Ă© que, geralmente, as mulheres tĂȘm mais habilidade e maior extensĂŁo dentro do registro tĂȘnue (voz de cabeça) e, por consequĂȘncia desse desenvolvimento muscular, acessam melhor os falsetes de maneira mais brilhante e flexĂvel.
Na voz dos homens, a passagem do registro modal (peito, cabeça e mix) para o falsete fica muito mais clara, e essa região de passagem é maior do que nas vozes femininas. Para eles, é comum usar esse recurso para alcançar notas mais agudas, por isso encontramos esse registro tão presente nos repertórios masculinos.
NĂŁo faz mal e, inclusive, Ă© bem recomendĂĄvel praticĂĄ-lo caso vocĂȘ tenha a intenção de desenvolver esse registro. Com a prĂĄtica feita de maneira segura e planejada, Ă© possĂvel deixar seu falsete mais conectado, brilhante e flexĂvel!
Existem vĂĄrias mĂșsicas famosas que foram gravadas com a utilização desse registro, que foi explorado por grandes nomes da mĂșsica mundial, como Michael Jackson, Prince, Billie Eilish, BeyoncĂ©, Freddie Mercury, Adam Levine, Bruno Mars, entre outros.
E aĂ, se inspirou? EntĂŁo acesse os Cursos de Canto da MusicDot e bora treinar!