Você sabe a diferença entre partitura e tablatura? Sim, ambas são maneiras de ler as notas musicais, mas são muito distintas entre si. A partitura indica qual é a nota pela sua posição, sendo uma forma muito completa de leitura e eficiente em instrumentos que se utilizam de duas pautas, ou para músicas eruditas.
Já a tablatura indica o que fazer objetivamente, por meio de números posicionados nas linhas. Ela é muito utilizada no violão, guitarra e outros instrumentos de cordas soltas São seis linhas em uma tablatura para instrumentos de seis cordas, já que cada linha representa uma corda.
Tomando como exemplo o violão, usaremos uma tablatura de seis linhas, que também pode ser utilizada para a guitarra. As cordas do violão são E-B-G-D-A-E, ou seja, de cima para baixo, mi-si-sol-ré-lá-mi.
Na tablatura, um número é escrito em cima das linhas. Esse número significa a casa que deve ser pressionada pela mão esquerda, e a linha onde ele está localizado corresponde à corda.
Por exemplo, se há o número "2" na quarta linha, de cima para baixo, devemos entender que a quarta corda da segunda casa deve ser pressionada pela mão esquerda e tocada pela direita.
Quando números aparecem em sequência, significa que as cordas devem ser tocadas uma após a outra. Já quando existem números um em cima do outro, essas cordas precisam ser tocadas simultaneamente, simbolizando um acorde.
O número zero representa a corda solta, ou seja, deve ser tocada pela mão direita sem interferência da esquerda.
Hammer-on: pode ser simbolizado pela letra "h" ao lado do número na tablatura, e, como indica o próprio nome, é uma "martelada". Feita pela mão esquerda, a técnica consiste na batida em determinada corda, sem o auxílio da mão direita.
Pull-off: executa-se essa técnica ao deslizar o dedo da mão esquerda para baixo, tocando a corda sem o auxílio da mão direita. É representado pela letra "p".
Bend: é quando se levanta ou abaixa os dedos da mão esquerda, para atingir tons diferentes do que o da corda pressionada. É indicado por setas apontando para a direção do bend ou por um "b".
Slide: desliza-se o dedo da mão esquerda na horizontal, passando de uma casa para outra e deixando a corda soar no processo. Pode ser representado pelo "s".
Essas são algumas das várias técnicas existentes para a tablatura, para que você tenha um contato inicial com elas. Porém, quanto mais você estudar, maior a necessidade de conhecer novos efeitos para diferenciar suas músicas e dar um ar ainda mais profissional.
Muitos instrumentistas da música popular tem a visão de que não precisam saber as notas ou como ler uma partitura, já que seu instrumento principal não costuma utilizá-la. Porém, saiba que o conhecimento de teoria musical é importante para musicistas de todos os tipos, já que pode ser necessário em alguma etapa de sua evolução musical.
Tendo noção de ambos os tipos de leitura musical, você irá se adaptar a situações que demandam um maior conhecimento teórico.
Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: como ler partitura.