VocĂȘ alguma vez jĂĄ se perguntou o que Ă© mĂșsica? Saiba que, mesmo se nĂŁo, muitos se perguntaram, o que gerou um debate intenso entre artistas e estudiosos da ĂĄrea. Alguns autores defendem que a mĂșsica Ă© a combinação de sons e silĂȘncios de maneira organizada, sendo agradĂĄvel aos ouvidos. Por exemplo, o badalar de um sino pode emitir sons organizados, mas nĂŁo Ă© considerado mĂșsica, por nĂŁo ser agradĂĄvel de se ouvir e pela ausĂȘncia de fatores importantes para a musicalidade: a harmonia, melodia e ritmo.
A harmonia musical é a junção de notas que servirå de base para a melodia. No piano, geralmente essa função é da clave de få (mão esquerda), enquanto a melodia fica a cargo da mão direita. Se o instrumento for um violão, porém, a melodia pode ser complementada até mesmo com a voz.
Ă chamada de melodia a sequĂȘncia de duas ou mais notas, e Ă© ela que cria a identidade da mĂșsica, a partir dos sons seguidos.
Ă ele que marca o tempo e andamento de uma mĂșsica, ditando o estilo em que ela irĂĄ se enquadrar.
Ă necessĂĄrio que vocĂȘ entenda esses trĂȘs conceitos bĂĄsicos para ter uma noção do significado tĂ©cnico da mĂșsica, mas Ă© importante destacar que a mĂșsica Ă© fruto de expressĂ”es artĂsticas e culturais, e que pode ter diferentes entendimentos e interpretaçÔes.
Pensando dessa maneira, podemos observar o surgimento de diversos estilos musicais, de acordo com o passar dos sĂ©culos, cada gĂȘnero com inĂșmeras ramificaçÔes de estilo, resultando em uma enorme evolução musical.
Tendo como caracterĂstica principal um viĂ©s culto, a mĂșsica erudita ou mĂșsica clĂĄssica teve inĂcio com a necessidade da expansĂŁo da representatividade artĂstica religiosa. Entre os destaques de sua Ă©poca podemos citar Beethoven, Bach e Mozart.
Passada de geraçÔes em geraçÔes, ela carrega em si os costumes e cultura de um povo. Envolve danças tĂpicas e estĂĄ muito ligada Ă mĂșsica popular. GĂȘneros como o tango, samba, frevo, forrĂł, mĂșsica sertaneja, reggae e blues sĂŁo advindos de mĂșsicas de tradição de povos, e acabaram migrando para a mĂșsica popular, onde fincaram raĂzes e acabam por exercer uma grande influĂȘncia.
Aqui, a principal intenção Ă© atingir toda a população. Se no perĂodo erudita a mĂșsica era feita para elites, a mĂșsica popular pensa o contrĂĄrio: ela Ă© feita para agradar o maior nĂșmero de pessoas possĂvel, e se possĂvel lucrar com isso. A indĂșstria musical estĂĄ fortemente ligada com a mĂșsica popular, que surge com letras fĂĄceis de decorar e melodias que ficam presas Ă nossas mentes.
Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe um pouco mais sobre a histĂłria da mĂșsica, que tal continuar estudando e poder fazer mĂșsica vocĂȘ mesmo? Qual o gĂȘnero que vocĂȘ mais gosta de ouvir?
Se vocĂȘ gostou desse artigo, confira tambĂ©m nosso artigo sobre: como ler partitura.