Mostrar Categorias

VocĂȘ sabe o que Ă© mĂșsica?

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
Saiba o que Ă© mĂșsica

VocĂȘ alguma vez jĂĄ se perguntou o que Ă© mĂșsica? Saiba que, mesmo se nĂŁo, muitos se perguntaram, o que gerou um debate intenso entre artistas e estudiosos da ĂĄrea. Alguns autores defendem que a mĂșsica Ă© a combinação de sons e silĂȘncios de maneira organizada, sendo agradĂĄvel aos ouvidos. Por exemplo, o badalar de um sino pode emitir sons organizados, mas nĂŁo Ă© considerado mĂșsica, por nĂŁo ser agradĂĄvel de se ouvir e pela ausĂȘncia de fatores importantes para a musicalidade: a harmonia, melodia e ritmo.

Entendendo o significado de: harmonia, melodia e ritmo

- Harmonia

A harmonia musical é a junção de notas que servirå de base para a melodia. No piano, geralmente essa função é da clave de få (mão esquerda), enquanto a melodia fica a cargo da mão direita. Se o instrumento for um violão, porém, a melodia pode ser complementada até mesmo com a voz.

- Melodia

É chamada de melodia a sequĂȘncia de duas ou mais notas, e Ă© ela que cria a identidade da mĂșsica, a partir dos sons seguidos.

- Ritmo

É ele que marca o tempo e andamento de uma mĂșsica, ditando o estilo em que ela irĂĄ se enquadrar.

Atenção

É necessĂĄrio que vocĂȘ entenda esses trĂȘs conceitos bĂĄsicos para ter uma noção do significado tĂ©cnico da mĂșsica, mas Ă© importante destacar que a mĂșsica Ă© fruto de expressĂ”es artĂ­sticas e culturais, e que pode ter diferentes entendimentos e interpretaçÔes.

Pensando dessa maneira, podemos observar o surgimento de diversos estilos musicais, de acordo com o passar dos sĂ©culos, cada gĂȘnero com inĂșmeras ramificaçÔes de estilo, resultando em uma enorme evolução musical.

Alguns exemplos dos gĂȘneros mais famosos sĂŁo

MĂșsica erudita

Tendo como caracterĂ­stica principal um viĂ©s culto, a mĂșsica erudita ou mĂșsica clĂĄssica teve inĂ­cio com a necessidade da expansĂŁo da representatividade artĂ­stica religiosa. Entre os destaques de sua Ă©poca podemos citar Beethoven, Bach e Mozart.

MĂșsica folclĂłrica

Passada de geraçÔes em geraçÔes, ela carrega em si os costumes e cultura de um povo. Envolve danças tĂ­picas e estĂĄ muito ligada Ă  mĂșsica popular. GĂȘneros como o tango, samba, frevo, forrĂł, mĂșsica sertaneja, reggae e blues sĂŁo advindos de mĂșsicas de tradição de povos, e acabaram migrando para a mĂșsica popular, onde fincaram raĂ­zes e acabam por exercer uma grande influĂȘncia.

MĂșsica popular

Aqui, a principal intenção Ă© atingir toda a população. Se no perĂ­odo erudita a mĂșsica era feita para elites, a mĂșsica popular pensa o contrĂĄrio: ela Ă© feita para agradar o maior nĂșmero de pessoas possĂ­vel, e se possĂ­vel lucrar com isso. A indĂșstria musical estĂĄ fortemente ligada com a mĂșsica popular, que surge com letras fĂĄceis de decorar e melodias que ficam presas Ă  nossas mentes.

Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe um pouco mais sobre a histĂłria da mĂșsica, que tal continuar estudando e poder fazer mĂșsica vocĂȘ mesmo? Qual o gĂȘnero que vocĂȘ mais gosta de ouvir?

Se vocĂȘ gostou desse artigo, confira tambĂ©m nosso artigo sobre: como ler partitura.