Mostrar Categorias

Qual é a melhor escola de música

Pedro Lopes
Pedro Lopes

Qual a melhor escola de música? Onde estudar? Essas dúvidas são muito frequentes mas não são tão fáceis de serem respondidas. Se existem diferentes escolas e modalidades, é porque cada uma tem suas vantagens e desvantagens, e todas tem seu lugar na formação dos alunos.

É importante trazermos as principais possibilidades para o começo da conversa. Em geral, quando vamos estudar música, podemos optar por um professor particular, uma escola livre de música, um conservatório e até uma faculdade de música. A faculdade, claro, não atende bem os iniciantes ou aqueles que querem estudar por hobby (mas se for o seu caso, dê uma olhada nesse vídeo). O conservatório, no Brasil, corresponde à formação técnica em música, que também pode ser além do que muita gente procura. Vou me restringir neste artigo às escolas de música livres, que não tem formação técnica. Ou seja, aquela escola do bairro mesmo!

Lembrando que todas essas modalidades também possibilitam você estudar música online hoje em dia, com a facilidade de estudar em casa e muitas vezes em qualquer horário, o que facilita muito. E a maioria das questões aqui colocadas se aplicam também para escolher uma escola online.

Para te ajudar, quero elencar alguns pontos a serem observados por você quando for escolher a melhor escola de música para você:

E aí, essa reflexão te ajudou? Então não deixe de conhecer nossos cursos da musicDot, do básico ao avançado, em diversos instrumentos, canto e teoria.