Você já deve ter passado por aquele momento onde escolher por um simples par de objetos de madeira de ponta arredondada acabou sendo um desafio. A escolha da baqueta é quase ou tão importante quanto a escolha do próprio instrumento, a bateria e, com tantas variações fica difícil saber exatamente qual escolher. Marcas, modelos, tipos de madeira e etc, são preocupações que se tem na hora de adquirir uma baqueta e isso levando em conta que a pessoa tem esse tipo de conhecimento. Parece mesmo que é uma missão impossível, mas sim, é possível tomar a melhor decisão.
Por incrível que pareça, a melhor baqueta é aquela que você conhece, se adapta e julga melhor. Conhecer muito bem sobre ela é a saída para ter o melhor resultado. A sua escolha é importante, porque ajudará a definir seu tipo de som, timbre, o quanto influenciará na sua velocidade, habilidade, etc.
E para ter essa tranquilidade na escolha é importante saber sobre:
Numerações como 5A, 5B e 7A são bem conhecidas entre bateristas, porque são números somados a letras que nos contam sobre o tamanho que aquela baqueta tem. Essas três numerações são as mais comuns de serem encontradas nas lojas.
Esse tipo de numeração sempre entrega qual é o comprimento da baqueta, ou seja, os centímetros entre uma ponta e outra.
O peso também se mede por essa numeração. Sabe-se, por exemplo, que a baqueta 5B é mais pesada que a 7A e a 5A e não só pelo comprimento, mas também pela espessura, já que ela, a 5B é mais grossa em volume.
Numa escala da menor para a maior em relação a comprimento, peso e espessura temos: 7A, 5A e por fim a 5B.
Junto a elas, mas menos requisitada está a 2B, uma baqueta bem pesada e grossa, da preferência de quem gosta de tocar forte e manter com uma baqueta bem durável.
Existem vários tipos de madeiras diferentes que servem como matéria prima para fabricação de baquetas e dizem muito a respeito sobre durabilidade e sonoridade. Cada uma com uma característica de elasticidade e densidade diferentes, o que também influencia no peso e timbre.
O conhecimento no tipo de madeira somado ao conhecimento de tamanho já te deixará muito mais à vontade para a escolha de banqueta.
White Oak: densa e pesada, traz muita firmeza, porém menos flexibilidade;
Jatobá: é rígida e por isso tem uma boa durabilidade. Seja por necessidade ou gosto pessoal, atende a quem tem uma pegada mais firme;
American Hickory: é bastante densa e com isso mais resistente e durável. Permite uma sonoridade mais encorpada, mas flexível;
Marfim: é mais macia e mais leve. O som naturalmente vai ser macio e viabiliza mais velocidade para quem toca, mas é menos durável;
Hard Rock Maple: madeira leve que permite bastante leveza e rapidez.
Nenhuma madeira é melhor ou pior, simplesmente cada uma atende a determinada preferência pessoal e necessidade musical.
A ponta da sua baqueta pode mudar o som da sua bateria.
Isso mesmo!! Por isso também merece sua atenção e conhecimento não só no material como no formato delas.
As pontas podem ser de madeira ou nylon, que tem maior durabilidade, ou de plástico, que tem menos indicações por ter menor durabilidade. Já em relação ao formato, cada modelo tem uma característica própria com resultados sonoros diferentes.
Gota d'água ou tradicional: é o modelo mais encontrado nas lojas e possui um som mais grave nos pratos e tambores;
Cilíndrica: tem um som mais forte e encorpado;
Oval: soa mais limpo e seco;
Redonda: quando tocada nos pratos soa mais brilhante e definido;
Flecha: tem um som mais agudo, principalmente nos pratos.
Existem modelos diferentes para o mesmo tipo de baqueta. Isso tem mais a ver com o fato de alguma baqueta ser uma edição especial em homenagem a uma banda ou baterista, pode ser signature, que é quando um(a) baterista se junta a uma marca e lançam uma baqueta com as características que esse profissional mais gosta, etc.
Cada fabricante trabalha diferente não só na produção como no acabamento. É claro que algumas coisas são padronizadas, porém, testar marcas diferentes vai te fazer entender sobre as particularidades de cada marca.
Escolher o seu melhor tipo de baqueta é uma trajetória de conhecimento somado a necessidade. Você entende exatamente o que busca e percebe o que cada uma pode te oferecer.
Cada característica vai te dar uma qualidade e identidade diferente. Saber exatamente o som que você busca é muito importante para conseguir o seu resultado.
O modelo 5A em Hickory é o mais indicado para quem está começando e ainda não tem nenhuma ideia de onde partir. Ela é indicada por ser de um peso médio quando comparada a 7A e a 5B, de um material resistente e de bom timbre. Então se você ainda não sabe por onde começar essa é a minha indicação.
Quanto às demais, teste, prove e obtenha a sua baqueta preferida!