Mostrar Categorias

Baqueta qual a melhor para você?

Lucas Uth
Lucas Uth

Voc√™ j√° deve ter passado por aquele momento onde escolher por um simples par de objetos de madeira de ponta arredondada acabou sendo um desafio. A escolha da baqueta √© quase ou t√£o importante quanto a escolha do pr√≥prio instrumento, a bateria e, com tantas varia√ß√Ķes fica dif√≠cil saber exatamente qual escolher. Marcas, modelos, tipos de madeira e etc, s√£o preocupa√ß√Ķes que se tem na hora de adquirir uma baqueta e isso levando em conta que a pessoa tem esse tipo de conhecimento. Parece mesmo que √© uma miss√£o imposs√≠vel, mas sim, √© poss√≠vel tomar a melhor decis√£o.

Por incrível que pareça, a melhor baqueta é aquela que você conhece, se adapta e julga melhor. Conhecer muito bem sobre ela é a saída para ter o melhor resultado. A sua escolha é importante, porque ajudará a definir seu tipo de som, timbre, o quanto influenciará na sua velocidade, habilidade, etc.

E para ter essa tranquilidade na escolha é importante saber sobre:

Tamanho - Comprimento, peso e espessura

Numera√ß√Ķes como 5A, 5B e 7A s√£o bem conhecidas entre bateristas, porque s√£o n√ļmeros somados a letras que nos contam sobre o tamanho que aquela baqueta tem. Essas tr√™s numera√ß√Ķes s√£o as mais comuns de serem encontradas nas lojas.

Esse tipo de numeração sempre entrega qual é o comprimento da baqueta, ou seja, os centímetros entre uma ponta e outra.

O peso também se mede por essa numeração. Sabe-se, por exemplo, que a baqueta 5B é mais pesada que a 7A e a 5A e não só pelo comprimento, mas também pela espessura, já que ela, a 5B é mais grossa em volume.

Numa escala da menor para a maior em relação a comprimento, peso e espessura temos: 7A, 5A e por fim a 5B.

Junto a elas, mas menos requisitada está a 2B, uma baqueta bem pesada e grossa, da preferência de quem gosta de tocar forte e manter com uma baqueta bem durável.

Tipo de madeira

Existem vários tipos de madeiras diferentes que servem como matéria prima para fabricação de baquetas e dizem muito a respeito sobre durabilidade e sonoridade. Cada uma com uma característica de elasticidade e densidade diferentes, o que também influencia no peso e timbre.

O conhecimento no tipo de madeira somado ao conhecimento de tamanho já te deixará muito mais à vontade para a escolha de banqueta.

Nenhuma madeira é melhor ou pior, simplesmente cada uma atende a determinada preferência pessoal e necessidade musical.

Tipo de ponta

A ponta da sua baqueta pode mudar o som da sua bateria.

Isso mesmo!! Por isso também merece sua atenção e conhecimento não só no material como no formato delas.

As pontas podem ser de madeira ou nylon, que tem maior durabilidade, ou de pl√°stico, que tem menos indica√ß√Ķes por ter menor durabilidade. J√° em rela√ß√£o ao formato, cada modelo tem uma caracter√≠stica pr√≥pria com resultados sonoros diferentes.

Modelo

Existem modelos diferentes para o mesmo tipo de baqueta. Isso tem mais a ver com o fato de alguma baqueta ser uma edição especial em homenagem a uma banda ou baterista, pode ser signature, que é quando um(a) baterista se junta a uma marca e lançam uma baqueta com as características que esse profissional mais gosta, etc.

Marca

Cada fabricante trabalha diferente n√£o s√≥ na produ√ß√£o como no acabamento. √Č claro que algumas coisas s√£o padronizadas, por√©m, testar marcas diferentes vai te fazer entender sobre as particularidades de cada marca.

Conclus√£o

Escolher o seu melhor tipo de baqueta é uma trajetória de conhecimento somado a necessidade. Você entende exatamente o que busca e percebe o que cada uma pode te oferecer.

Cada característica vai te dar uma qualidade e identidade diferente. Saber exatamente o som que você busca é muito importante para conseguir o seu resultado.

O modelo 5A em Hickory é o mais indicado para quem está começando e ainda não tem nenhuma ideia de onde partir. Ela é indicada por ser de um peso médio quando comparada a 7A e a 5B, de um material resistente e de bom timbre. Então se você ainda não sabe por onde começar essa é a minha indicação.

Quanto às demais, teste, prove e obtenha a sua baqueta preferida!