Mostrar Categorias

Pauta musical - o que é e como aplicar na leitura de partituras

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
Pauta musical - o que é e como aplicar na leitura de partituras

Se você está iniciando seus estudos na área da música, saiba que uma das principais coisas que deve aprender é a leitura de partituras. Por quê? É ela a forma mais completa da escrita musical, detalhando a melodia e harmonia, além de ser a principal fonte de registro se você quer aprender a tocar músicas de compositores eruditos como os famosos Bach ou Beethoven.

Mas, para que consiga realizar a leitura, deve primeiro entender alguns conceitos dentro dela.

O que é a pauta musical?

Também chamada de pentagrama, é o conjunto de linhas e espaços onde ficam as notas. São cinco linhas e quatro espaços, mas esse sistema é a evolução de uma escrita em linha única, que se adaptou durante séculos, já que estava se mostrando insuficiente.

É pela posição na pauta que sabemos qual é a nota, já que cada uma tem seu lugar específico de acordo com a clave que está regendo-a. Quanto mais para cima está posicionada, mais aguda é a nota, e quanto mais baixa, mais grave.

Linhas e espaços suplementares

Não são apenas nas linhas e espaços dentro da pauta que podem estar as notas. Quando elas estão por fora, para cima ou para baixo das linhas do pentagrama, dizemos que são suplementares. Não existe limite para seu uso, mas o exagero de altura deve ser evitado. Para escapar do uso de notas suplementares muito longes da pauta, sugere-se a mudança de clave ou a indicação de oitava, ou seja, grafar que aquele trecho deve ser tocado uma oitava acima ou abaixo de onde está escrito no pentagrama.

As claves

As claves estabelecem o lugar de uma nota, a que leva o nome, e a partir dela podemos saber quais são todas as outras. São três tipos de clave: a de sol, de e de .

A clave de sol fixa a nota sol na segunda linha da pauta, de baixo para cima. Ela é utilizada por instrumentos mais agudos e também faz a mão direita do piano, que possui duas pautas a ser tocadas simultaneamente.

A clave de fá é típica de instrumentos mais graves, como o contrabaixo, e é ela a mão esquerda do piano. Ela fixa a nota fá na quarta linha de baixo para cima.

A clave de dó é pouco utilizada, característica de instrumentos de extensão média. A nota dó é grafada na terceira linha, e um exemplo de instrumento que segue essa clave é a viola de orquestra.

A ordem das notas

Elas seguem a sequência "dó-ré-mi-fá-sol-lá-si". É importante decorar sua ordem, para não se confunda na hora de realizar a leitura. Lembre-se que em ordem ascendente (subindo) o som fica mais agudo, e descendente (descendo) o som fica mais grave.

Para dominar a leitura, você precisa decorar não apenas as notas, mas onde elas se posicionam no pentagrama de acordo com sua clave regente. No começo pode parecer difícil, mas não desanime! Quanto mais praticar, mais fácil fica.

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: como ler partitura.