Mostrar Categorias

Pauta musical - o que é e como aplicar na leitura de partituras

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
Pauta musical - o que é e como aplicar na leitura de partituras

Se voc√™ est√° iniciando seus estudos na √°rea da m√ļsica, saiba que uma das principais coisas que deve aprender √© a leitura de partituras. Por qu√™? √Č ela a forma mais completa da escrita musical, detalhando a melodia e harmonia, al√©m de ser a principal fonte de registro se voc√™ quer aprender a tocar m√ļsicas de compositores eruditos como os famosos Bach ou Beethoven.

Mas, para que consiga realizar a leitura, deve primeiro entender alguns conceitos dentro dela.

O que é a pauta musical?

Tamb√©m chamada de pentagrama, √© o conjunto de linhas e espa√ßos onde ficam as notas. S√£o cinco linhas e quatro espa√ßos, mas esse sistema √© a evolu√ß√£o de uma escrita em linha √ļnica, que se adaptou durante s√©culos, j√° que estava se mostrando insuficiente.

√Č pela posi√ß√£o na pauta que sabemos qual √© a nota, j√° que cada uma tem seu lugar espec√≠fico de acordo com a clave que est√° regendo-a. Quanto mais para cima est√° posicionada, mais aguda √© a nota, e quanto mais baixa, mais grave.

Linhas e espaços suplementares

Não são apenas nas linhas e espaços dentro da pauta que podem estar as notas. Quando elas estão por fora, para cima ou para baixo das linhas do pentagrama, dizemos que são suplementares. Não existe limite para seu uso, mas o exagero de altura deve ser evitado. Para escapar do uso de notas suplementares muito longes da pauta, sugere-se a mudança de clave ou a indicação de oitava, ou seja, grafar que aquele trecho deve ser tocado uma oitava acima ou abaixo de onde está escrito no pentagrama.

As claves

As claves estabelecem o lugar de uma nota, a que leva o nome, e a partir dela podemos saber quais são todas as outras. São três tipos de clave: a de sol, de fá e de dó.

A clave de sol fixa a nota sol na segunda linha da pauta, de baixo para cima. Ela é utilizada por instrumentos mais agudos e também faz a mão direita do piano, que possui duas pautas a ser tocadas simultaneamente.

A clave de fá é típica de instrumentos mais graves, como o contrabaixo, e é ela a mão esquerda do piano. Ela fixa a nota fá na quarta linha de baixo para cima.

A clave de dó é pouco utilizada, característica de instrumentos de extensão média. A nota dó é grafada na terceira linha, e um exemplo de instrumento que segue essa clave é a viola de orquestra.

A ordem das notas

Elas seguem a sequ√™ncia "d√≥-r√©-mi-f√°-sol-l√°-si". √Č importante decorar sua ordem, para n√£o se confunda na hora de realizar a leitura. Lembre-se que em ordem ascendente (subindo) o som fica mais agudo, e descendente (descendo) o som fica mais grave.

Para dominar a leitura, você precisa decorar não apenas as notas, mas onde elas se posicionam no pentagrama de acordo com sua clave regente. No começo pode parecer difícil, mas não desanime! Quanto mais praticar, mais fácil fica.

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: como ler partitura.