Mostrar Categorias

O que é Compasso Musical - fique por dentro desse conceito

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
O que é Compasso Musical

Para quem est√° iniciando seus estudos em m√ļsica, um conceito importante para se entender √© o compasso musical. Sua defini√ß√£o se d√° pela divis√£o da m√ļsica em intervalos de tempos iguais, baseada no seu andamento, que nada mais √© do que o tempo.

Como saber a duração dos compassos?

S√£o as f√≥rmulas de compasso, os n√ļmeros depois das claves (Sol, F√°, D√≥ e Neutra). Eles ditam quanto tempo cabe dentro de um compasso e como as notas se dividir√£o. O denominador √© quem informa em quantas vezes √© necess√°rio dividir uma semibreve (4 tempos) para obter uma unidade de dura√ß√£o, ou seja, uma sem√≠nima. J√° o numerador indica quantas unidades de tempo t√™m naquele compasso.

Esclarecendo

Para facilitar, você deve decorar o valor das figuras. A breve é a com maior valor, com oito tempos, mas é pouco utilizada, enquanto a semifusa tem 1/16 de tempo, sendo a de menor. Entre elas estão a semibreve (4 tempos), a mínima (2), semínima (1), colcheia (1/2), semicolcheia (1/4), e a fusa (1/8), isso quando o denominador da fórmula de compasso é 4, ou seja, são necessárias quatro semínimas de valor 1 para completar uma semibreve de valor 4.

Os valores das notas podem alterar ao definir o denominador. Por exemplo, em uma fórmula de compasso cujo denominador é 8, significa que é necessário dividir uma semibreve de 4 tempos em 8 partes. Assim, quem passa a valer um tempo é a colcheia, que em um compasso quaternário valeria meio.

Fórmulas de compasso

J√° vimos que ela interfere no valor das notas, mas ela tamb√©m tem papel no andamento da m√ļsica. √Č o numerador que define ritmo e a quantidade de tempo em cada compasso. Ao realizar essa divis√£o, define-se um determinado compasso para estilos musicais mais tradicionais. Por exemplo, a valsa tem compasso 6/8 ou 3/4, enquanto m√ļsicas populares tendem a utilizar o 4/4.

Duração dos compassos em partituras

O início e fim dos compassos são marcados por barras verticais, mas elas podem ser diferentes e significar coisas distintas, portanto fique atento:

Duração dos compassos em cifras

As cifras s√£o as representa√ß√Ķes da dura√ß√£o dos compassos, estando logo acima das letras das m√ļsicas e representando o momento correto de finalizar um compasso e iniciar o outro. Podem ser utilizadas barras em momentos sem letra, para dividir as cifras. Nesse caso, cada cifra significa um compasso e ter√° a dura√ß√£o que ditar o numerador da f√≥rmula de compasso.

Atenção!

Voc√™ j√° p√īde entender que cada m√ļsica possui suas peculiaridades, assim como f√≥rmulas de compasso espec√≠ficas, ent√£o fique sempre atento tanto ao numerador quanto ao denominador da f√≥rmula de compasso.

Se voc√™ gostou desse artigo, confira tamb√©m nosso artigo sobre: metr√īnomo online.