Mostrar Categorias

O que é a clave de Fá e como é aplicada

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
O que é a clave de Fá e como é aplicada

Você já ouviu falar na clave de fá? Muito temida por alguns estudantes, por mudar o posicionamento das notas conhecidas na famosa clave de sol, ela representa notas mais baixas, ou seja, oitavas que não tem alcance na clave de sol. A clave de fá tem início na quarta linha de baixo para cima, onde está localizada a nota . Ambas as claves se encontram no central.

Mudança nas notas

O motivo do estranhamento é que a clave de fá muda a posição das notas, fazendo com que seja necessário reaprender a ler a partitura. Para ler as notas na clave de fá, você deve contar 3 notas na escala, incluindo ela mesma, a partir do que seria na clave de fá. Por exemplo, se a nota na clave de sol fosse um mi (primeira linha), na de seria um sol.

É importante aprender a clave de fá?

Não são todos os instrumentos que a utilizam, mas é importante estar sempre adquirindo conhecimento. Porém, se você estuda o contrabaixo, violoncelo, fagote e trombone, saiba que essa é a única clave que irá utilizar. Nos instrumentos de teclas, como o piano, a clave de fá também é utilizada nas oitavas mais graves, e é tocada pela mão esquerda. Nesse caso, deve-se ter a representação das duas claves, pois elas devem ser tocadas simultaneamente.

Tirando músicas “de ouvido”

É um hábito muito comum, principalmente entre músicos que tocam contrabaixo. Apenas ouvir uma música e procurar reproduzir os sons em seu instrumento pode funcionar por algum tempo, mas é garantido que você não conseguirá seguir fazendo isso para sempre, sem ao menos alguma base no estudo da teoria musical.

A falta de embasamento teórico é uma das maiores pedras no caminho de músicos que buscam atingir o sucesso. Portanto, mesmo que você ache que não irá utilizar o que aprendeu, estude.

Músicas quatro mãos

Tradicional do piano, a música quatro mãos é tocada por duas pessoas em um mesmo piano. E o que isso tem a ver com a clave de fá? É que nesse estilo de música, uma pessoa tocará apenas na parte grave, ou seja, ambas as pautas em sua partitura estarão em clave de fá. Isso realça ainda mais a importância do aprendizado e aprimoramento de leitura dessa clave.

Estude sempre

Não importa se o instrumento que você pratica utiliza apenas a clave de fá, sol, ou até mesmo nenhuma, sendo um dos raros casos a usarem a clave de dó, mas a importância de estudar o máximo de coisas que podem ajudá-lo é enorme. Quanto maior o seu conhecimento, maior as suas chances de se tornar um bom músico.

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: clave de sol.