Mostrar Categorias

Notas musicais: o que s√£o?

Pedro Lopes
Pedro Lopes

As notas musicais são frequências específicas de vibração, que geram um som quando são interpretadas pelo nosso cérebro, logo após passar pelo sistema auditivo. Todo instrumento musical (inclusive nossa voz, através das cordas vocais) vibra quando tocamos. Quando essa vibração é regular, conseguimos ouvir uma nota. Quando é irregular, costumamos chamar de barulho, porque não é produzida uma nota definida.

Na m√ļsica ocidental, nos baseamos em sete notas chamadas naturais. Elas formam aquela velha sequ√™ncia que aprendemos desde a inf√Ęncia, o famoso DO RE MI FA SOL LA SI (DO). O interessante √© que essa sequ√™ncia √© c√≠clica e aparece em quantidades determinadas em cada instrumento. Ou seja, quando vemos aquele monte de teclas em um piano, ou as diversas cordas e casas em um viol√£o, temos a repeti√ß√£o dessas notas de diversas formas. O que muda √© que temos para cada nota a possibilidade de toc√°-la mais grave ou mais aguda. A frequ√™ncia n√£o √© a mesma entre um DO grave e um DO agudo, por√©m guardam uma propor√ß√£o que faz com que as identifiquemos ambas como DO.

Se voc√™ estiver se perguntando como sabemos que uma nota est√° afinada, usamos um padr√£o, que pode ser alterado dependendo da situa√ß√£o. Nosso padr√£o de afina√ß√£o de baseia na nota LA, que deve estar afinada em 440Hz. √Ä partir desse padr√£o que as outras notas s√£o afinadas, conforme a dist√Ęncia espec√≠fica entre as notas.

√Č legal voc√™ saber que essas mesmas notas podem receber nomes diferentes em outros pa√≠ses. Nos Estados Unidos, Inglaterra, usa-se um sistema de letras. As notas s√£o escritas como A B C D E F G, representando, respectivamente, as notas LA SI DO RE MI FA SOL. Esse sistema de letras tamb√©m √© usado para representar acordes, que s√£o a jun√ß√£o de tr√™s ou mais notas, formando a harmonia da m√ļsica (aquele acompanhamento legal que fazemos para um cantor, por exemplo).

Agora que você já lembrou as 7 notas musicais, vou te dizer que mentiram para você a vida toda. Existem ainda outras 5 notas musicais que não são naturais e que chamamos de acidentes. Ou seja, no total, no nosso sistema ocidental chamado de TEMPERADO, há 12 notas musicais definidas.

Talvez você já tenha visto o símbolo de # (sustenido) ou b (bemol) ao lado de uma nota. Justamente, eles ajudam a gente a dar nome à essas 5 notas que faltam. Sendo bem prático, temos sempre um acidente entre duas notas naturais, menos entre MI FA e SI DO. Portanto, há uma nota entre DO RE, RE MI, FA SOL, SOL LA, LA SI. Essa nota recebe um nome conforme sua vizinha natural. O Sustenido define a nota que vem depois de outra. O Bemol, a nota vem antes de outra. Como assim?

Eu falei que existe uma nota acidente entre DO RE, certo? Ela pode receber dois nomes, que vão ser usados conforme a teoria, mas igualmente importantes. Ela pode ser chamada de DO# (do sustenido), ou seja, a nota que vem depois de DO. Mas ela também pode ser chamada de REb (re bemol), porque ao mesmo tempo é a nota que vem antes do RE. Legal, né?

No curso de teoria da musicDot voc√™ vai ver todo esse conte√ļdo em v√≠deo, com imagens que ajudam a entender o conte√ļdo, al√©m de exemplos pr√°ticos e musicais. N√£o deixe de conhecer nosso curso de teoria!