Mostrar Categorias

Aprenda mais sobre o metrônomo online e como utilizá-lo

larissasanders
larissasanders
metrônomo online

Conhecer mais sobre música e entender como ela funciona é essencial para quem quer aprender a tocar um instrumento, dentre os muitos que existem, ou para quem deseja aprender a cantar. Nesses momentos, a ajuda de um metrônomo online faz toda a diferença.

Para quem não sabe, o metrônomo online é como um apoio durante os treinos, ditando o tempo das músicas para que você não se perca enquanto lê a partitura ou tablatura, dependendo de sua preferência.

Começar a estudar música por si é extremamente difícil, não impossível, mais ainda assim vai exigir muito tempo de você. Por conta disso, procurar por um instrutor qualificado, seja presencialmente ou online, é sempre uma excelente escolha na hora de você dar os seus primeiros passos dentro do mundo da música.

Continuando dentro desse tema, vamos abordar um pouco mais o metrônomo online e tudo o que você pode fazer com ele, falando um pouco sobre BPM, andamento, as melhores maneiras de se usar um metrônomo online e também alguns apps para celular que podem lhe ajudar na hora de seus estudos.

O que é BPM e como você pode descobri-lo

De forma bem simples, BPM significa batidas por minuto. Ou seja, trata-se de uma velocidade sempre rítmica, e esse tipo de medida é usada para as mais diversas coisas, seja para medir a pulsação de um coração ou o andamento de uma música.

Esse termo é usado de forma pesada dentro de alguns gêneros músicas, como nas músicas eletrônicas e também no pop. O BPM em uma música geralmente pode ser identificado com a ajuda de um relógio, chamado metrônomo.

Por exemplo, quando um DJ toca por muito tempo, digamos que continuamente por um período de 30 minutos a quatro horas seguidas, a música precisa sempre estar fluída e contínua. Para que isso aconteça, ele vai sempre sobrepor uma música a outra, mas para conseguir fazer isso de forma adequada ambas as músicas devem ter o mesmo BPM e estarem perfeitamente sincronizadas.

Por conta disso o BPM se torna tão importante nesse tipo de música, e inclusive ele é bem claro e fácil de se notar. Todos os estilos de música eletrônica possuem uma quantidade de BPM pré-determinada, que geralmente varia, porém permanece dentro da mesma grandeza. Veja a média de BPMs de alguns tipos de música eletrônica:

Como definir o andamento de uma música

O andamento de uma música pode ser definido como o termo utilizado a fim de designar a velocidade da música. Dentro da partitura, ele é determinado de forma textual. Mas quando foi que o andamento se tornou algo tão essencial? Tudo começou durante o período renascentista, quando surgiram os primeiros termos relacionados ao andamento.

Estes andamentos definem a música desde algo mais lento até as músicas com maior aceleração. Os termos de andamento geralmente são interpretativos, designados por períodos de pulsação e batidas por minuto. Por exemplo, uma música com andamento Allegro geralmente tem o BPM na casa dos 120 a 139.

metrônomo online

Como o andamento musical influenciou na criação do metrônomo

Beethoven, em meados do século XIX, já cansado de ver suas obras apreciadas sempre em medidas de pulsação incondizentes com seus verdadeiros planos, foi até um relojoeiro e pediu para este que desenvolvesse um relógio preciso para medir o andamento de suas músicas.

Este relojoeiro era Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, que criou o aparelho para Beethoven. Este aparelho, o metrônomo, foi uma revolução dentro da música. Os termos que antes determinavam o andamento musical eram todos em italiano, e mesmo depois do metrônomo ser introduzido no meio musical eles continuaram a fazer parte de partituras, a fim de identificar a forma correta de se interpretar uma obra.

Um metrônomo que esteja acertado para 120 BPM está dentro do andamento Allegro, representando 120 pulsos a cada momento. O metrônomo tem se tornando um objeto fundamental dentro do estudo música. É comum as pessoas criarem o hábito musical a partir do uso do metrônomo, desenvolvendo mais precisão rítmica, o que faz parte da vida de qualquer musicista.

Como estudar fazendo uso de um metrônomo

Um dos mais comuns desafios para quem está começando a estudar qualquer instrumento musical é desenvolver uma boa e apurada noção de ritmo. É comum se confundir dentro dos compassos, perdendo-se no andamento da música que está sendo guia.

É nessas horas que um bom metrônomo online se faz tão importante. Com este aparelho você pode marcar as pulsações da música, na velocidade que você escolher, criando assim uma grande gama de possibilidades dentro dos exercícios, que são essenciais para você conquistar um ritmo preciso em sua habilidade musical.

É importante saber como estudar com metrônomo, já que ele pode ser usado em quase todas as diferentes formas de estudar um instrumento. Cadências, escalas, troca de acordes e o treino de músicas para repertório são apenas uma parte do que você pode fazer ao entender como estudar com metrônomo.

Use sua criatividade e entenda como estudar com metrônomo, inventando novos exercícios que ajudem em seu aprendizado, tornando-o mais dinâmico e prático.

Praticando com um metrônomo online

Sempre comece praticando com um metrônomo online, em uma velocidade que esteja confortável para você. De nada adianta você começar em altas velocidades se não conseguir executar todas as notas com a ideal precisão.

Depois de você já ter treinado e dominado a velocidade inicial, comece a aumentá-la lentamente, passo a passo tornando o andamento da música mais veloz. É importante lembrar da importância do exercício em andamento lento com o metrônomo online, já que muitas vezes ele mostra-se até mais difícil do que os exercícios com andamentos mais velozes.

Essa dificuldade acontece por conta do espaço entre os pulsos, que é bem maior, tornando o ato de internalizar o andamento muito mais complicado. Como você já deve ter notado, não é necessário ter em mãos um metrônomo físico para você poder estudar dessa forma.

É possível, sim, você baixar um metrônomo online. Existem diversos aplicativos para escolher, que inclusive contam com mais funções do que os metrônomos originais. Claro, alguns desses programas onlines são pagos, mas existem diversas opções gratuitas para você escolher. O lado positivo do metrônomo online é que você pode subdividir o compasso de acordo com a acentuação dentro dos tempos que desejar.

Melhores apps para celular de metrônomo

Os melhores apps para celular de metrônomo podem ser encontrados tanto na Play Store quanto na AppStore. O primeiro dos apps para celular é o do site Cifra Club, que na verdade é simples, mas extremamente funcional.

Ele permite que você selecione os compassos, notas por tempo e algumas subdivisões. O segundo colocado é o Pro Metronome, um aplicativo que ajuda bastante e tem uma amplitude de andamento alta, indo de 10 até 300 BPM. Soundcorset vem em seguida, com a diferença de ter também um afinador juntamente ao metrônomo, para você estar sempre ajustado. Além disso, ele conta com a configuração de vibração e luz, o que ajuda ainda mais a sentir o tempo da música e o BPM.

metrônomo online

Por último, temos o Soundbrenner. Esse app para celular é novo, mas surpreendente. Ele tem uma amplitude de BPM que vai de 20 a 400, abrindo a possibilidade de personalizar a clave de tempo, escolhendo a acentuação de todos os tempos dentro do compasso.

Se você gostou desse artigo, confira também Notas musicais: o que são?