Mostrar Categorias

Gaita de boca - conheça suas características

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
Gaita de boca - conheça suas características

Muitos se enganam ao pensar que para tocar gaita basta exalar uma sucessão de sopros desconexos: é necessário o aprendizado de notas e acordes, e conhecimento de teoria musical. Muitos artistas não respeitam as técnicas e são esses que acabam banalizando a imagem da gaita.

Tipos de gaita

Como todo instrumento, a gaita tem suas peculiaridades. A come√ßar, existem dois tipos de gaita, a diat√īnica e a crom√°tica. A diat√īnica vem em apenas um tom, j√° com sua escala pronta. Por exemplo, se for uma gaita diat√īnica em C (d√≥), a escala seria C D E F G A B C, ou seja, d√≥-r√©-mi-f√°-sol-l√°-si-d√≥.

Já a gaita cromática é inicialmente em dó maior, mas produz qualquer outra tonalidade graças a sua chave lateral, que pode ser adicionada e removida.

Qual gaita devo escolher?

Depende. Se você já pratica o instrumento há um tempo, escolha o que mais se adapte a você, prestando atenção no que facilita a execução dos efeitos e na respiração.

Mas, se voc√™ √© iniciante e est√° prestes a embarcar nos estudos da gaita, provavelmente a diat√īnica seja a melhor op√ß√£o. Mesmo que se comprar apenas uma gaita ela tenha apenas uma escala e que falte alguns efeitos, a transi√ß√£o ser√° mais f√°cil se voc√™ come√ßar por ela, j√° que para passar para a crom√°tica ser√° necess√°ria apenas uma adapta√ß√£o.

Enquanto isso, se voc√™ decidisse iniciar pela crom√°tica, para tocar em uma gaita diat√īnica precisaria reaprender praticamente tudo.

J√° sabendo que o ideal √© uma gaita diat√īnica, ainda resta escolher qual tonalidade comprar, j√° que elas s√£o vendidas em todas as escalas. Para voc√™ come√ßar, indica-se a aquisi√ß√£o da gaita em C, j√° que ela tem som intermedi√°rio, ou seja, n√£o muito grave, como as em B, G e A, ou muito agudo, como s√£o as em D, E e F.

Devo comprar uma gaita de qual material?

Essa √© uma d√ļvida frequente, e muitos se veem indecisos entre os dois tipos de gaitas mais comuns: o de madeira e o de pl√°stico. Ambos t√™m seu lado bom e o ruim, mas existem alguns fatores que voc√™ deve considerar antes de comprar o seu instrumento.

As gaitas de madeira podem realizar sons mais aveludados, por√©m t√™m menor durabilidade. Com o tempo, seu corpo tende a se deteriorar com o ac√ļmulo de bact√©rias e fungos.

O corpo de plástico perde a suavidade do timbre, porém tem sons mais brilhantes e duram mais tempo, além de que são mais fáceis de higienizar.

Quais as vantagens da gaita?

Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens de alguns instrumentos em relação a outros? Parando para analisar a gaita, podemos ver que seu principal ponto positivo é a praticidade!

Tanto em questão de portabilidade, já que ela pode ser carregada para todos os lugares, seja em uma bolsa, mochila, ou até mesmo no bolso, e adequação de estilos, porque ela é ideal para vários gêneros musicais, como country, blues e jazz.

E um extra importante: se adequa aos bolsos! Sendo um dos instrumentos mais baratos, existem gaitas dispon√≠veis para venda na internet desde pre√ßos muito baixos. Al√©m dessas quest√Ķes, a gaita √© um √≥timo estimulante das fun√ß√Ķes pulmonares.

Aproveite que as gaitas n√£o custam caro e comece a aprender agora mesmo!

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: compasso musical.