Mostrar Categorias

Gaita de boca - conheça suas características

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
Gaita de boca - conheça suas características

Muitos se enganam ao pensar que para tocar gaita basta exalar uma sucessão de sopros desconexos: é necessário o aprendizado de notas e acordes, e conhecimento de teoria musical. Muitos artistas não respeitam as técnicas e são esses que acabam banalizando a imagem da gaita.

Tipos de gaita

Como todo instrumento, a gaita tem suas peculiaridades. A começar, existem dois tipos de gaita, a diatônica e a cromática. A diatônica vem em apenas um tom, já com sua escala pronta. Por exemplo, se for uma gaita diatônica em C (dó), a escala seria C D E F G A B C, ou seja, dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó.

Já a gaita cromática é inicialmente em dó maior, mas produz qualquer outra tonalidade graças a sua chave lateral, que pode ser adicionada e removida.

Qual gaita devo escolher?

Depende. Se você já pratica o instrumento há um tempo, escolha o que mais se adapte a você, prestando atenção no que facilita a execução dos efeitos e na respiração.

Mas, se você é iniciante e está prestes a embarcar nos estudos da gaita, provavelmente a diatônica seja a melhor opção. Mesmo que se comprar apenas uma gaita ela tenha apenas uma escala e que falte alguns efeitos, a transição será mais fácil se você começar por ela, já que para passar para a cromática será necessária apenas uma adaptação.

Enquanto isso, se você decidisse iniciar pela cromática, para tocar em uma gaita diatônica precisaria reaprender praticamente tudo.

Já sabendo que o ideal é uma gaita diatônica, ainda resta escolher qual tonalidade comprar, já que elas são vendidas em todas as escalas. Para você começar, indica-se a aquisição da gaita em C, já que ela tem som intermediário, ou seja, não muito grave, como as em B, G e A, ou muito agudo, como são as em D, E e F.

Devo comprar uma gaita de qual material?

Essa é uma dúvida frequente, e muitos se veem indecisos entre os dois tipos de gaitas mais comuns: o de madeira e o de plástico. Ambos têm seu lado bom e o ruim, mas existem alguns fatores que você deve considerar antes de comprar o seu instrumento.

As gaitas de madeira podem realizar sons mais aveludados, porém têm menor durabilidade. Com o tempo, seu corpo tende a se deteriorar com o acúmulo de bactérias e fungos.

O corpo de plástico perde a suavidade do timbre, porém tem sons mais brilhantes e duram mais tempo, além de que são mais fáceis de higienizar.

Quais as vantagens da gaita?

Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens de alguns instrumentos em relação a outros? Parando para analisar a gaita, podemos ver que seu principal ponto positivo é a praticidade!

Tanto em questão de portabilidade, já que ela pode ser carregada para todos os lugares, seja em uma bolsa, mochila, ou até mesmo no bolso, e adequação de estilos, porque ela é ideal para vários gêneros musicais, como country, blues e jazz.

E um extra importante: se adequa aos bolsos! Sendo um dos instrumentos mais baratos, existem gaitas disponíveis para venda na internet desde preços muito baixos. Além dessas questões, a gaita é um ótimo estimulante das funções pulmonares.

Aproveite que as gaitas não custam caro e comece a aprender agora mesmo!

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: compasso musical.