Mostrar Categorias

Dia do músico: 22 de novembro

Pedro Lopes
Pedro Lopes

O dia do músico é comemorado no dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília, proclamada a padroeira da música pelo Papa Gregório XIII, em 1594. Ela também é conhecida como Cecília de Roma.

Santa Cecília por Guido Reni

Mas qual é a importância da música e dos músicos no nosso dia a dia? Essa é uma questão que vem sendo debatida há longos anos, com escritos sobre o assunto desde a Grécia. Veja o que dizem alguns pensadores:

A grande verdade é que não conseguimos explicar como e porque a música mexe tanto com o ser humano, mas sabemos que isso é real e que a música pode ser usada para despertar os mais diversos sentimentos, seja para o bem, seja para o mal. A neurociência tenta explicar a emoção que a música causa.

Você já imaginou ver um filme sem trilha sonora? Ou uma festa sem música? Ou ainda pior, um aniversário sem cantar parabéns? Ou seja, a música está mais presente no nosso dia a dia do que costumamos ter consciência. Justamente pelo poder que a música tem de gerar sensações e estímulos, ela está presente em filmes, teatros, novelas, propagandas, avisos sonoros, dentro de lojas e supermercados, enfim, em todo lugar onde queremos que as pessoas se sintam confortáveis, alegres, acolhidas ou simplesmente estimuladas. A música também está presente nos gritos de guerra, na marcha dos soldados, nos cantos das torcidas de futebol, ou seja, ela também serve para dar coragem, e em última instância, gerar medo.

Por isso é tão importante valorizarmos os profissionais que atuam na área. Ser músico é trabalhar diariamente com as sensações, com a mais profunda psiquê humana. Se os sons são vibrações, a grande verdade é que estamos rodeados de música no universo, e quem sabe dar sentido à isso e organizar esse caos é o músico.

Um feliz dia dos músicos para todos! E se você está duvidando, todos podem aprender música. Aula de cantos, aula de música, é para todos.