Mostrar Categorias

Cordas do viol√£o - quais s√£o as notas e como afin√°-las

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
Cordas do viol√£o - quais s√£o as notas e como afin√°-las

Se você deseja aprender a tocar violão, o primeiro passo é conhecer as notas que representam cada corda. São elas que definem onde pressionar para executar um acorde, ou mesmo um dedilhado.

A ordem das cordas √© E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-r√©-l√°-mi. O primeiro ‚Äúmi‚ÄĚ √© a corda mais fina do viol√£o, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equ√≠voco de se numerar de maneira contr√°ria, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

Afinando o viol√£o

A parte de cima do instrumento √© chamada de m√£o ou cabe√ßa, e √© nela onde est√£o localizadas as tarraxas, que s√£o pequenas chaves respons√°veis por apertar ou soltar as cordas. Essa movimenta√ß√£o √© que altera o som do viol√£o, j√° que diferentes vibra√ß√Ķes produzem timbres mais agudos ou mais graves.

O violão deve estar afinado na sequência E-B-G-D-A-E, porém uma série de fatores podem tirá-lo da sua tonalidade correta, como falta de uso, exposição a mudanças climáticas, ou até mesmo o uso incorreto do instrumento.

Para retorná-lo ao seu estado correto, é necessário realizar sua afinação, e existem alguns produtos e aplicativos que podem ajudá-lo a realizar essa operação.

O mais conhecido √© o afinador port√°til, que pode ser posicionado na m√£o do viol√£o e que indica as necessidades de afina√ß√£o do instrumento. J√° existem viol√Ķes el√©tricos que s√£o vendidos com o afinador embutido, o que tamb√©m √© uma facilidade.

Há a possibilidade de realizar a afinação com pedaleiras ou amplificadores, mas nesse caso há a necessidade de o instrumento ser elétrico e também estar conectado à caixas de som.

Existem sa√≠das manuais para esse problema, como o diapas√£o, mas, salvo o de sopro com as seis notas, a vibra√ß√£o emite apenas o som da nota l√°, o que impossibilita para um m√ļsico iniciante, sem a capacidade de identificar as notas apenas pelo seu som, de afinar as outras cordas.

Por√©m, uma das maneiras mais utilizadas hoje em dia j√° √© por aplicativos de celular ou afinadores online. Eles realizam a fun√ß√£o de um afinador port√°til, e n√£o t√™m custo extra ou a necessidade de carregar um outro dispositivo para onde voc√™ for. Mas n√£o s√£o todos que s√£o confi√°veis e t√™m a mesma precis√£o do port√°til, ent√£o fique esperto! Voc√™ pode sim manter seu instrumento bem afinado usando apenas seu celular, mas deve se informar bem sobre sua utilidade e capacidade de realizar as fun√ß√Ķes que voc√™ precisa.

Por que afinar meu viol√£o?

O viol√£o desafinado sempre soar√° uma nota diferente da que supostamente deve, ent√£o, toda m√ļsica que voc√™ tentar tocar estar√° fora de tonalidade. √Äs vezes, n√£o ser√£o todas as cordas a estarem desafinadas, ou estar√£o soando em tons diferentes, o que resultar√° em algo ainda mais estranho quando realizar algum acorde.

Por isso, independente da maneira escolhida, manter seu viol√£o (ou qualquer outro instrumento) afinado √© essencial, ou suas m√ļsicas nunca soar√£o como o esperado.

Considere as op√ß√Ķes dos afinadores e escolha a que mais se adapta com voc√™, para que seu viol√£o nunca mais fique desafinado!