Mostrar Categorias

Conheça a intensidade e outras características do som

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
Pauta musical - o que é e como aplicar na leitura de partituras

Primeiro, o que √© som? Respondendo essa quest√£o, o som √© resultado da vibra√ß√£o produzida quando corpos s√£o colocados em vibra√ß√£o, que se propaga no ar (meio) em forma de ondas sonoras at√© chegar em nossos ouvidos. A intensidade de um som se define pelas no√ß√Ķes de fraco ou forte, e est√° relacionado √† energia de vibra√ß√£o da fonte.

Ao contrário do que se diz popularmente, um som não fica alto ou baixo de acordo com sua intensidade: isso diz respeito à altura! Ou seja, se ele está mais grave ou agudo, e não tem relação alguma com a força ou volume do som.

Outras características do som

Timbre

√Č ele quem distingue a qualidade de um instrumento para outro ou entre vozes de cantores, √© a "cor" do som. O timbre est√° intimamanete relacionado com o material da fonte sonora (um instrumento de madeira ou de ferro, por exemplo) e at√© mesmo com a forma como um instrumento √© tocado (com os dedos, com baquetas, martelos, etc).

A diferen√ßa entre timbres √© definida tamb√©m pela diferen√ßa dos harm√īnicos de cada fonte sonora.

Altura

A altura √© quem define se os sons s√£o graves ou agudos, dependendo do n√ļmero de vibra√ß√Ķes. Se as vibra√ß√Ķes forem r√°pidas, s√£o agudas, e quanto mais lentas ficam, mais graves.

Quando escolhemos as notas musicais para compor uma melodia, estamos trabalhando com diferentes alturas de notas. Podemos dizer que cada nota musical é uma altura diferente.

Duração

Depende se as vibra√ß√Ķes s√£o curtas ou longas, a dura√ß√£o do som √© o tempo em que ele permanece soando.

Cuidado!

Os conceitos são fáceis de confundir e também de serem aplicados errado. Aposto que você nunca imaginou que estava errado ao dizer "Que som alto", não é mesmo? Pois saiba que o correto é "Que som forte"! Fique atento e siga estudando.

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: notas musicais.