Mostrar Categorias

Como aprender a tocar violão para iniciantes?

Pedro Lopes
Pedro Lopes

O violão é um dos instrumentos mais populares no Brasil, e se consagrou na nossa história através de estilos musicais como o chorinho, samba e a bossa nova. Mas longe de se ater a esses estilos, o violão funciona bem com qualquer tipo de música, do pop ao jazz.

Muita gente começa pelo violão pela facilidade de encontrar um instrumento (já que sempre alguém na família ou um vizinho tem um para emprestar) ou mesmo porque é um instrumento muito acessível no preço para os iniciantes. O fato de ser um instrumento leve, transportável, que se toca em qualquer lugar, também ajuda muito.

Geralmente, quando falamos sobre o início do estudo do violão, logo pensamos nos acordes. Os acordes são aquelas posições que fazemos no braço do violão enquanto tocamos um ritmo nas cordas. Esses acordes nos ajudam a acompanhar uma música, seja com alguém cantando ou solando a melodia. Esse é mesmo um começo muito legal, onde vamos tocar violão por cifras, que nada mais são que as representações em letras dos acordes.

Antes de começarmos nossa aula, é muito importante que você saiba que o seu violão deve estar sempre afinado corretamente, para que tudo soe da melhor forma. Se você ainda não sabe afinar seu violão, tudo bem, temos um artigo sobre isso, e é legal você ler antes de continuar essa aula.

Os primeiros assuntos que são legais a gente abordar antes de mais nada, são os nomes e numerações que damos às cordas, casas e dedos da mão. Isso ajuda a gente a saber exatamente como executar um acorde, mesmo com você estudando sozinho! Então vamos começar pelas cordas. O seu violão tem 6 cordas, que possuem sons diferentes, indo do mais agudo para o mais grave, de baixo para cima, respectivamente. Experimente tocar cada corda de uma vez para ouvir essa diferença entre elas. Nós vamos, então, numerar as 6 cordas do violão de baixo para cima, da mais aguda para a mais grave, da mais fina para a mais grossa. Portanto, a corda 1 será a mais aguda, aquela mais próxima da sua perna, e vamos contando até chegar na corda 6, que é a mais grave e a mais próxima do nosso peito. Tudo bem até aí?

Agora, vamos olhar para o braço do violão. Veja que ele possui várias divisões, que chamamos de trastes. Entre dois trastes está o que chamamos de CASA. É ali que seu dedo vai se posicionar, entre os trastes, apertando a corda e alterando o som dessa corda. Nós vamos dar números para essas casas também, considerando que a casa 1 é aquela que está mais longe da gente, perto de onde as cordas estão presas. Cada violão pode ter um número diferente de casas, mas todos possuem pelo menos 17 casas, que vão ficando cada vez menores.

Resumindo, temos esse gráfico para mostrar os números das cordas e casas:

Foto bonita

O que nós vamos fazer para acertar as posições que devemos fazer é justamente brincar de "batalha naval"! Por exemplo, posicione seu dedo indicador na casa1/ corda3. Agora na casa3/corda5. Para ficar ainda mais legal, vamos também numerar os dedos que vão no braço do violão, de 1 a 4 (já que o dedão ficará atrás do braço dando suporte aos outros dedos). Simples, o indicador é o 1, o médio é o 2, o anelar o 3, e o dedinho o 4.

Ufa, agora estamos prontos para nossa primeira posição, nosso primeiro acorde! Ele será feito da seguinte forma: dedo1/casa1/corda3; dedo2/casa2/corda5; dedo3/casa2/corda4. Esse é um acorde de MI maior, que será representado pela letra E. Não vamos entrar em detalhes sobre as notas nesse artigo, mas se estiver curioso, dá uma olhada aqui.

Foto bonita

Toque esse acorde algumas vezes, simplesmente batendo em todas as cordas com a mão livre. Tente fazer uma conchinha com os dedos, como se estivesse segurando algo, para dar um pouco mais de direção. Ou você pode também usar uma palheta se preferir.

Para essa aula vamos falar de mais um acorde, o acorde de LA maior, representado pela letra A. Ele será formado da seguinte forma: dedo1/casa2/corda4; dedo2/casa2/corda3; dedo3/casa2/corda2.

Foto bonita

Pronto, toque o acorde de A também muitas vezes e tente decorar o posicionamento dos dois acordes. Alterne entre eles seguidas vezes, para que não haja nenhuma dúvida na hora de trocar. Não precisa ter pressa, você pode e deve gastar um tempo nesse passo!

O nosso último exercício será colocar um pouco de ritmo na mão da batida. Algo bem simples, mas que vai ser interessante! Tente marcar um pulso regular batendo o pé no chão. Agora você vai tocar cada acorde 4 vezes, batendo para baixo junto com o seu pé. Depois que conseguir fazer isso, tente diminuir para 2 tempo para cada acorde. Não precisa ir muito rápido, o pulso que você está marcando pode ser lento!

Se você conseguiu fazer esses exercícios, você já pode experimentar tocar a música W Brasil, de Jorge Ben, com 2 tempos em cada acorde. Claro que a levada não é exatamente essa, mas no decorrer das aulas do curso de violão para iniciantes da musicdot você vai aprender essa e outras levadas, além de mais acordes, melodias, campo harmônico, e muito mais!

Foto bonita

Se você teve alguma dificuldade com a aula ou gostaria de rever o conteúdo, temos um vídeo com os assuntos desse artigo aqui: