Mostrar Categorias

Clave de sol - o que é e como se aplica na música

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
Saiba o que é música

Você sabe o que é a clave de sol? Se você entende pelo menos um pouco de música, provavelmente já ouviu falar sobre o símbolo que se tornou o mais conhecido da música, superando a utilização das claves de e de na maioria dos instrumentos.

O que é a clave de sol?

Clave, do latim “clavis”, significa chave, e a clave de sol aponta a posição da nota sol na pauta. De acordo com essa indicação, sabe-se a ordem de leitura do restante das notas. Parece confuso, né? Mas não é! Vamos simplificar.

Afinal, o que é uma pauta?

A pauta ou pentagrama é uma junção de linhas e espaços onde se posicionam as notas. São, ao todo, cinco linhas e quatro espaços, o que define qual é a nota é onde ela está localizada. No caso das pautas regidas pela clave de sol, esta indica onde a nota sol estará, e assim poderemos saber quais serão as próximas notas e as anteriores.

Como isso funciona?

A clave terá início na segunda linha da pauta, de baixo para cima, e é que está o sol. Seguindo esta lógica, já sabemos que a próxima nota, no espaço após a segunda linha, será o , seguida do si, do, , e assim por diante. Para que consiga ler a partitura, a primeira coisa que você precisa aprender é a sequência das notas: , , mi, , sol, , si.

E como colocar em prática?

São inúmeros os instrumentos que utilizam a clave de sol, tornando-a a mais famosa entre as três claves. Instrumentos de teclas, como o piano, utilizam uma clave para cada mão, a esquerda representando a de e a mão direita ficando responsável pela clave de sol. No piano, a clave de sol tem início no dó central, também chamado de da fechadura (pois fica logo acima da fechadura do piano) ou de C4 (por estar na quarta oitava, ou seja, quarta sequência de a ).

Outros instrumentos utilizam majoritariamente a clave de sol, como saxofone, clarinete, e o violão. Nesse último instrumento, o dó central está localizado na terceira casa, quinta corda, e corresponde ao mesmo dó central que já vimos sobre o piano.

E quanto às outras claves?

São mais duas além da clave de sol, a de e a de . Começando pela clave de dó, são poucos os instrumentos que a utilizam. Um exemplo é a viola de orquestra, ou também em algumas passagens mais agudas de trombone e violoncelo. Sobre a clave de fá, existem instrumentos que utilizam as claves de sol e simultaneamente, como o piano e a harpa. Porém, ela é a clave utilizada predominantemente pelos instrumentos graves, como a tuba, o violoncelo e o contrabaixo.

Muitos estudantes iniciantes pensam que não precisam aprender a interpretar a partitura, mas isso não é verdade. É impossível sair do nível básico sem um bom conhecimento das notas e capacidade de ler partituras. Por isso, esteja sempre estudando e praticando!

Se você gostou desse artigo, confira também nosso artigo sobre: pauta musical - o que é e como aplicar na leitura de partituras.