Mostrar Categorias

A consonância na música - você sabe o que é?

felipebenincasaseo
felipebenincasaseo
A consonância na música - você sabe o que é

É provável que você já tenha ouvido a expressão "consonante" em diversas situações, mas será que em alguma delas o assunto referido era a música?

A definição de consonância, nos termos populares, é algo que haja de acordo, esteja em conformidade, mas também a ação ou efeito de soar ao mesmo tempo. Portanto, não se distancia muito do seu significado musical.

Isto é, quando transferimos o contexto para a música, consonância passa a ganhar significado para além dos sons produzidos ao mesmo tempo. Uma série de sonoridades agradáveis aos ouvidos, que trazem uma sensação de calmaria e estabilidade, também se enquadram na definição de consonância.

O que são intervalos musicais?

São chamados de intervalos musicais as distâncias entre dois sons distintos. Qualquer distância entre as notas já forma um intervalo, seja ele de um tom, um semitom… Porém, existem os chamados intervalos perfeitos (ou justos), e são eles que proporcionam a sensação de consonância nas músicas.

Geralmente, os intervalos perfeitos são as notas uníssonas (mesmas notas, intervalos de oitavas, quartas e quintas.

O que é dissonância?

Seria basicamente o oposto da consonância. Enquanto uma traz a sensação de harmonia, sons agradáveis aos ouvidos, outra vem causando instabilidade, ou até desconforto.

Os intervalos considerados imperfeitos são os de segunda menor, sétima maior, quarta aumentada ou quinta diminuta.

Existem intervalos consonantes e dissonantes ao mesmo tempo?

Em alguns casos, há o que chamamos de consonância imperfeita. O intervalo pode ser consonante ou dissonante de acordo com a música, ou seja, o contexto e harmonia que é aplicado. Aqui, vamos colocar os intervalos de terça e sexta, por exemplo.

Fique ligado

Estar ciente de que tipo de intervalos há no seu acorde fará de você um musicista muito mais preparado e experiente, abrindo seus olhos para um cenário musical amplo de possibilidades. Se quiser saber mais sobre o assunto, temos um curso exclusivo sobre intervalos na musicdot: (Curso Online de Teoria - Aprenda Sem Medo)